Governo entrega 181 cadeiras de rodas especiais


 

Em cerimônia marcada pela emoção e sentimento de gratidão de dezenas de famílias, o governador Teotonio Vilela Filho, e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, fizeram a entrega de 181 cadeiras de rodas adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência.

O evento representou mais uma ação do Projeto de Fortalecimento das Ações de Atenção a Saúde e Qualidade de vida à Pessoa com Deficiência em Alagoas (Prodef). As cadeiras de rodas adaptadas foram produzidas sob medida para cada usuário, atendendo a necessidade de cada um.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou o trabalho realizado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e dos diretores das entidades que prestam assistência às pessoas com deficiência, a exemplo da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). “Quero cumprimentar àqueles que abraçaram a causa das pessoas com deficiência e afirmar que na próxima gestão iremos aprofundar estas parcerias”, assegurou.

Por meio das cadeiras de rodas adaptadas doadas nesta terça-feira, 181 pessoas com deficiência passaram a ter mais qualidade de vida, já que poderão executar atividades que antes eram consideradas impossíveis. Isso porque, todas as cadeiras foram produzidas sob medida, de forma a garantir conforto e comodidade para seus usuários, segundo garantiu o titular da pasta da Saúde.

Os contemplados com as cadeiras de rodas adaptadas foram cadastrados em 2009 pela Sesau. Ao todo foram investidos R$ 480 mil e, para ter acesso, os pais e responsáveis ingressaram com processos administrativos, apresentando a Identidade, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e prescrição de um fisiatra, ortopedista, neuropediatra e fisioterapeuta.

“Este dia representa um divisor de águas na história das pessoas com deficiência em Alagoas, pois a Sesau não está apenas fazendo a entrega de cadeiras de rodas, mas de cadeiras de rodas adaptadas, que foram concebidas especialmente para cada um deles”, ratificou Herbert Motta.

Ainda de acordo com o secretário, esse trabalho só foi possível porque o governador do Estado possibilitou o desenvolvimento de um trabalho focado à pessoa com deficiência. “Nossa meta sempre foi garantir cidadania às pessoas com deficiência e Teotonio Vilela Filho determinou que estruturássemos, organizássemos e fortalecêssemos a política de assistência. Daí porque, este trabalho desenvolvido pela Sesau”, salientou o secretário.

Cadeiras adaptadas para todos – O chefe do Executivo estadual ainda anunciou que pretende desenvolver uma política para assegurar cadeiras de rodas adaptadas para todos deficientes físicos de Alagoas. “Todos terão as suas cadeiras adaptadas, além de uma política pública ampla e consistente”, completou Teotonio Vilela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde: Dia Mundial do Rim

Rosinha da Adefal e Romário assumem Frente de Defesa dos Direitos dos Deficientes

Deficientes mentais sequestrados para ter seus subsídios roubados nos EUA